São Paulo, sábado, 02 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Opositores a Chávez e polícia se enfrentam nas ruas de Caracas

Protesto era de "conspiradores", diz presidente, que também convocou marcha

Edwin Montilva/Reuters
Manifestantes anti-Chávez são dispersados pela polícia com gás lacrimogênio em Caracas

DA REDAÇÃO

Um protesto convocado por sindicatos e partidos de oposição venezuelanos, ontem, terminou com um enfrentamento entre manifestantes e polícia.
Milhares de opositores de Hugo Chávez saíram às ruas de Caracas no 1º de Maio para protestar contra as recentes medidas centralizadoras promovidas pelo presidente e contra o que qualificam de perseguição política à oposição. Muitos carregavam fotos de Manuel Rosales, líder opositor acusado de corrupção que no último dia 27 obteve asilo no Peru.
Quando um grupo tentou romper um bloqueio policial, perto da Assembleia Nacional, foi reprimido com balas de borracha, jatos d'água e gás lacrimogêneo. Autoridades disseram que ao menos 15 pessoas sofreram ferimentos leves.
"Esse não era um protesto de trabalhadores, era de conspiradores, de ressentidos", disse Chávez em outra manifestação também em Caracas, que reuniu milhares de simpatizantes. "As ruas são do povo, e não da oligarquia", agregou.
"Por que um grupo pode marchar o quanto quiser, enquanto outro enfrenta barricadas?", queixou-se o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, opositor, sobre as manifestações concomitantes na cidade.
Ledezma recentemente teve seu poder limitado por Chávez, que nomeou um chefe de governo para Caracas. A oposição também critica a intervenção federal em portos e aeroportos em redutos oposicionistas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Artigo: Hipocondria e a epidemia do medo
Próximo Texto: Israel: ONU condena demolições em Jerusalém
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.