São Paulo, domingo, 02 de maio de 2010

Texto Anterior | Índice

CHINA

Nova regra para internet é alvo de críticas de ONGs

DA REDAÇÃO

Organizações de direitos humanos e pela liberdade de expressão condenaram a nova lei chinesa que obriga empresas da internet e de telecomunicações a fornecerem ao governo informações de usuários quando autoridades julgarem necessário.
"A lei é um grave retrocesso e um claro ataque à liberdade na internet", afirmou Fan Yafeng, militante da ONG Direitos Humanos na China.
A ONG Repórteres Sem Fronteiras disse que a nova lei, que entrará em vigor em outubro, serve para amparar legalmente as constantes censuras e ataques a dissidentes no país.
Pelas regras -aprovadas quinta-feira-, as empresas terão que acatar os mais variados pedidos do governo, desde interromper a transmissão de dados ou do sinal, até fornecer histórico de navegação de usuários e de ligações.
O ministro para o Conselho de Informação sobre o Estado, Wang Chen, disse que a nova regulamentação é necessária diante do aumento do número de internautas no país, que já são cerca de 400 milhões.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Paraguai: Líder do EPP escapa de cerco, diz jornal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.