São Paulo, sexta-feira, 02 de julho de 2004

Texto Anterior | Índice

TENSÃO NUCLEAR

Powell se reúne com chanceler norte-coreano pela primeira vez após dois anos
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, e o chanceler norte-coreano, Paek Nam Sun, discutiram ontem o impasse nuclear na península coreana, no primeiro encontro de alto nível entre os dois países desde 2002, disse um porta-voz do governo norte-americano.
"Eles discutiram propostas que cada um dos lados lançara na última rodada de negociações entre as seis partes envolvidas", disse Richard Boucher.
A última rodada de negociações envolvendo EUA, as duas Coréias, China, Japão e Rússia terminaram no último sábado em Pequim. Um novo encontro foi marcado para setembro.
Boucher disse que os dois se encontraram reservadamente por 20 minutos durante um encontro sobre segurança Ásia-Pacífico, que está sendo realizado em Jacarta, capital indonésia.
"O secretário enfatizou as propostas do governo de avançar no desmantelamento dos programas nucleares da Coréia do Norte", disse. "O secretário disse que havia uma oportunidade para progressos concretos."
Antes do encontro, Powell havia dito que a Coréia do Norte perderia seu tempo caso esperasse por ajuda econômica do EUA antes de demonstrar uma intenção séria de acabar seu programa de armas nucleares.
A Coréia do Norte integra o "eixo do mal" cunhado pelo presidente George W. Bush por causa de seu programa nuclear.


Texto Anterior: Pedofilia: Francês admite ter matado mais duas meninas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.