São Paulo, sábado, 02 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tumor pode ter ocorrido nas regiões intestinal ou perianal

MARIANA PASTORE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O tumor pélvico que o presidente da Venezuela retirou em Havana, Cuba, pode ser intestinal ou de outra região perianal, segundo especialistas ouvidos pela Folha.
Na quinta-feira, Hugo Chávez declarou que passou por duas cirurgias no último mês: uma para a retirada de um abscesso e outra para a extração total de um tumor.
Na região pélvica, o câncer pode ser de próstata, intestino, bexiga, reto ou ânus.
O oncologista Max Mano, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, descartou a hipótese de tumor na próstata, por não ter elo com abscesso.
"Se for verdade que ele teve um abscesso, a causa mais comum no homem é uma perfuração intestinal."
Para o oncologista Gustavo Guimarães, diretor do núcleo de urologia do Hospital A.C. Camargo, também de São Paulo, pode ter sido um tumor no reto. "Mas é difícil prever sem acesso a mais informações."
O presidente está em tratamento na capital cubana e não viajará à Venezuela para comemorar o bicentenário da independência do país.
"Se ele realmente teve um abscesso, tem de fazer drenagem e tomar antibiótico por um tempo. Não me surpreende que não esteja em condições de viajar", disse Mano.


Texto Anterior: EUA e Colômbia desejam pronta recuperação
Próximo Texto: Brasil teme resultados de vácuo de poder na Venezuela
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.