São Paulo, sábado, 02 de setembro de 2006

Texto Anterior | Índice

VENEZUELA

Chávez quer convocar referendo para decidir nova reeleição

DA REDAÇÃO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou ontem seus planos para poder disputar um terceiro mandato, ou até a reeleição indefinida, ao discursar num ato em Caracas após chegar de um giro internacional.
Chávez disse que pretende convocar um referendo ao completar em 2010 a metade de um eventual segundo mandato, que disputará em dezembro. O mecanismo serviria para a população responder se gostaria que ele continuasse pelos três anos seguintes e se concorda que participe de nova eleição.
Hoje, só é possível uma reeleição, que Chávez disputará agora. Na hipótese de as duas respostas serem favoráveis a ele, teria de haver uma mudança constitucional para instituir as mudanças. A alteração não seria difícil pois a totalidade da Assembléia Nacional é governista.
Chávez se elegeu pela primeira vez em 1998, mas passou a ter o mandato contado a partir de 2000, após a aprovação da nova Constituição e de voltar a vencer as eleições.
Ele disse ainda ter visitado Fidel Castro ontem, antes de voltar ao seu país, e que o ditador cubano "se recuperou bastante". "Passei a manhã em Cuba para uma visita ao companheiro Fidel", contou.
A TV cubana veiculou imagens do encontro de duas horas, em que Fidel e Chávez aparecem dizendo em coro: "Até a vitória sempre, venceremos!".


Com agências internacionais

Texto Anterior: Ilustrada: Obras de Edvard Munch foram danificadas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.