São Paulo, domingo, 02 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frases

"A China está emergindo como a verdadeira vencedora da guerra ao terror. Mas isso não significa que esteja para se tornar hegemônica. O que podemos observar é uma situação em que há uma igualdade maior entre as nações. Isso pode resultar em caos, mas pode criar uma situação de maior equilíbrio de status e poder. Seria uma transformação fundamental das relações internacionais como as conhecemos nos últimos 500 anos"

"O problema, para os EUA, não é que outros países possam descartar os títulos [do Tesouro americano], mas o fato de que, como numa dependência química, eles precisam de mais e mais recursos"

"A idéia de "Adam Smith em Pequim" é que a China tinha uma longa tradição de economia de mercado até o século 18, início do 19, e que eles utilizam agora essa tradição, assim como a tradição revolucionária"



Texto Anterior: Entrevista/Giovanni Arrighi: Vivemos a oportunidade de igualdade maior entre nações
Próximo Texto: Saiba mais: Novo livro de Arrighi revisita Adam Smith
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.