São Paulo, quarta-feira, 02 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PENÍNSULA COREANA

Coreia do Norte abre fronteira e volta a pedir acordo com EUA

DO "NEW YORK TIMES"

A Coreia do Norte reabriu ontem sua fronteira para os trabalhadores de fábricas sul-coreanas no país, enquanto o líder Kim Jong-il pediu o fim da "política hostil" norte-americana.
"Aliviaremos o perigo de guerra na península [Coreana] quando os EUA abandonarem sua política hostil e assinarem um tratado de paz conosco", disse o ditador a uma rádio local. A Guerra da Coreia, que teve participação americana, terminou em 1953 sem um acordo formal.
A Coreia do Norte, alvo de sanções da ONU por conta de seus testes nucleares, tem enviado sinais conciliatórios aos EUA, que defendem um acordo com a contrapartida de Pyongyang abandonar seu programa nuclear.
Porta-voz do Departamento de Estado disse que Washington está "encorajado" pelos gestos, mas pediu o desmantelamento nuclear.
Na fronteira entre as Coreias, funcionários -impedidos de circular desde dezembro- voltaram ao parque industrial que emprega 40 mil norte-coreanos.


Texto Anterior: Chile: Juiz pede prisão de 129 por crimes na ditadura
Próximo Texto: Irã diz ter plano para novo diálogo nuclear
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.