São Paulo, sábado, 02 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MISSÃO NO CARIBE

Situação é tensa

Três policiais são decapitados no Haiti

DA REDAÇÃO

Os corpos dos três policiais que haviam sido mortos na última quinta-feira, em Porto Príncipe, foram encontrados decapitados ontem, informou a agência Associated Press. A missão militar brasileira no país, que faz parte das forças de paz da ONU e é responsável pela capital haitiana, confirmou apenas as mortes.
"Foi a situação mais tensa desde que chegamos aqui", disse à Folha o coronel Faillace, da seção de comunicação social da brigada brasileira, em alusão aos protestos de anteontem.
Os corpos foram encontrados em Cite Soleil, uma imensa favela conhecida por ser um reduto de gangues armadas leais ao ex-presidente Jean-Bertrand Aristide, exilado na África do Sul.
Segundo o Ministério da Justiça, dois líderes de gangues foram mortos pela polícia anteontem.
Ontem, pelo menos um civil foi morto a tiros, segundo a agência France Press -essa informação tampouco foi confirmada pela missão brasileira.
Diversas ruas importantes de Porto Príncipe foram bloqueadas por barricadas em chamas e pilhas de pedras. O normalmente lotado mercado estava vazio.
Também houve registro de protestos no setor oeste de Porto Príncipe, com tiros para o alto e queima de pneus.
Para a missão brasileira, que fez um monitoramente terrestre e aéreo da cidade ontem, foram apenas ações pontuais, sem necessidade de intervenção.
"Todos estão com medo. Não há segurança aqui", disse Fritz Jean, 43, vendedor de TVs usadas.
Os distúrbios dos últimos dias foram atribuídos a partidários do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide, que deixou o país em fevereiro após uma crise política seguida de insurreição armada.
O partido pró-Aristide Família Lavalas começou anteontem três dias de comemorações do golpe militar de 1991, que tirou Aristide do poder pela primeira vez -ele conseguiu voltar ao governo com apoio dos EUA.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Europa: Governo espanhol propõe casamento gay
Próximo Texto: Panorâmica - Reino Unido: Blair sai do hospital e passa bem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.