São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chanceler vetou reunião sobre defesa com EUA

DE BRASÍLIA

Uma iniciativa dos Estados Unidos no campo da defesa gerou reação negativa do então chanceler do governo Itamar Franco (1993-1994), hoje ministro da Defesa, Celso Amorim, segundo revelam os telegramas do Itamaraty.
Em 1994, o então secretário de Defesa dos EUA, William Perry, quis promover uma "reunião de cooperação" com os ministros de Defesa das Américas.
O embaixador brasileiro em Washington, Paulo de Tarso Flecha de Lima, repassou pessoalmente a Perry instruções enviadas por Amorim: "Respondi ao secretário de Defesa na linha das instruções de Vossa Excelência, enfatizando que existe no Brasil certa perplexidade quanto a ser necessária uma reunião ministerial em uma região que não tem problemas de segurança".
Disse ainda que que os militares brasileiros temiam que a reunião pudesse "cristalizar" a ideia de que as Forças Armadas deveriam se dedicar à repressão ao narcotráfico.
A conferência acabou ocorrendo um ano depois, com ministros de 34 países das Américas. (RV E FO)


Texto Anterior: Entenda: Saiba o que é o projeto Folha Transparência
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.