São Paulo, segunda-feira, 02 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abbas visitará Brasil em busca de apoio político

SAMY ADGHIRNI
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, visitará o Brasil na segunda quinzena de novembro como parte dos esforços palestinos para incluir novos países nas emperradas negociações de paz no Oriente Médio.
A viagem de Abbas ocorrerá dias depois da passagem por Brasília do presidente israelense, Shimon Peres, em 11 de novembro.
A Embaixada da ANP no Brasil disse ontem à Folha que "uma visita não tem nada a ver com a outra".
Abbas se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ressaltará o apoio da ANP às tentativas de gestões do governo brasileiro no Oriente Médio -coroadas com a participação do Brasil como observador da Cúpula de Annapolis (EUA), em 2007, que tentou relançar o diálogo israelo-palestino.
Os palestinos estão decepcionados com a Casa Branca de Barack Obama, vista como incapaz de pressionar Israel a fazer concessões, e buscam apoio de novos interlocutores internacionais.
Mesmo sem a força diplomática necessária para romper o impasse, o Brasil é considerado pela ANP uma potência emergente que pode ajudar a legitimar exigências palestinas como o congelamento das colônias judaicas na Cisjordânia e a retirada dos territórios ocupados.
Abbas também deve visitar Argentina e Chile.
O governo israelense não compartilha do mesmo entusiasmo em relação às gestões brasileiras, embora diga, em tom cordial, que "qualquer posição construtiva é bem vinda". Alguns setores em Israel veem Lula como aliado dos árabes e o criticam por ter ido várias vezes ao Oriente Médio sem passar pelo Estado judaico.
Desvinculada do processo de paz, a visita de Shimon Peres ao Brasil ocorrerá em meio a esforços israelenses para tentar reagir à crescente desenvoltura do inimigo Irã na América Latina.


Texto Anterior: Mudança de tom dos EUA frustra palestinos
Próximo Texto: Suíça discute restrições a suicídio assistido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.