São Paulo, sábado, 03 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRILHA ASIÁTICA

Exército do Sri Lanka conquista cidade tomada por rebeldes

DA REDAÇÃO

O Exército do Sri Lanka conquistou ontem Kilinochchi, que funcionava como capital do território controlado há uma década por rebeldes separatistas do Tigres Tâmeis. "É uma vitória sem precedentes para toda a nação", afirmou o presidente Mahinda Rajapakse, ao anunciar a queda da cidade, após meses de combates.
"O Exército entrou em uma cidade fantasma", declaram os rebeldes, que afirmam em seu site ter movido a infraestrutura civil e militar antes da conquista.
O conflito do Sri Lanka se arrasta há mais de três décadas e já deixou cerca de 70 mil mortos. Sistematicamente desrespeitado a partir de 2006, o cessar-fogo assinado em 2002 expirou no ano passado.
Com a notícia dos avanços militares, a bolsa de valores de Colombo disparou ontem. Mas, poucas horas após o fim do conflito, um atentado supostamente cometido pelos rebeldes matou duas pessoas e feriu 36 na capital.
Os Tigres Tâmeis recebem dinheiro de integrantes da etnia tâmil moradores da Índia e de países desenvolvidos, mas as remessas minguaram com a intensificação do controle sobre transações internacionais. A União Europeia e mais de 30 países consideram o grupo uma organização terrorista, entre eles os EUA e a Índia, que teve o premiê Rajiv Gandhi morto pelo grupo em 1991.
Guerrilheiros dos Tigres Tâmeis têm lutado contra a maioria cingalesa do Sri Lanka desde 1972, buscando uma pátria tâmil autônoma. Os rebeldes, liderados por Veluppillai Prabhakaran, se utilizam de atentados suicidas. É também um dos poucos exércitos rebeldes com capacidade de lançar operações aéreas e navais.
A conquista de Kilinochchi representa um revés para o grupo rebelde, que tinha aspirações de criar um mini Estado sob o seu controle.

Com agências internacionais e o "Financial Times"



Texto Anterior: Estados Unidos: Muçulmanos são tirados de voo por fala sobre segurança
Próximo Texto: Guerra sem limites: Etiópia inicia retirada de tropas da Somália
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.