São Paulo, domingo, 03 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iêmen reforça segurança após ameaça de radicais islâmicos

DA REDAÇÃO

O Iêmen reforçou a segurança de sua costa após recentes ameaças lançadas da Somália por um grupo vinculado à rede terrorista Al Qaeda, informaram ontem fontes oficiais.
As ameaças foram feitas pelo porta-voz do grupo radical islâmico Al Shabab, Mujtar Robow. Ele afirmou anteontem que enviará combatentes ao Iêmen para apoiar os militantes da Al Qaeda no país árabe.
A agência oficial iemenita, Saba, anunciou ontem que, a partir desse anúncio, as autoridades do país reforçaram seu contingente nas costas do golfo de Áden, que estão situadas diante da Somália, para evitar possíveis infiltrações dos combatentes somalis. As medidas incluem o registro dos barcos suspeitos que operam em águas próximas ao Iêmen e o envio de novas tropas para reforçar unidades militares.

Somália
Dez pessoas foram mortas ontem na Somália durante um confronto entre o Al Shabab e a milícia pró-governo Ahlu Sunna Waljamaca, informaram ambos os lados e testemunhas.
Combatentes do Al Shabab atacaram na madrugada Dusamareb (560 km ao norte de Mogadício), tomada no mês passado pela milícia governista. Ontem, os dois lados alegaram ter o controle do cidade.
A Somália não tem um governo central efetivo há 19 anos, principalmente devido à atuação do Al Shabab.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Obama acusa a Al Qaeda por ataque frustrado a voo
Próximo Texto: Veto: Parlamento afegão rejeita 17 ministros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.