São Paulo, segunda-feira, 03 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teerã afirma ter derrubado dois "aviões-espiões" no golfo Pérsico

"Drones", usados pelos EUA, eram "ocidentais", diz funcionário

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Irã disse ontem ter abatido dois aviões-espiões -chamados "drones"- ocidentais no golfo Pérsico, sem no entanto revelar de que país seriam as aeronaves. Segundo um alto funcionário, não é a primeira vez que suas forças derrubam aviões desse tipo.
"Os ocidentais têm capacidade que não pode ser ignorada, sobretudo satélites ou aviões-espiões que fotografam", disse o comandante da Força Aérea da Guarda Revolucionária (o braço militar do regime), Amir Ali Hajizadeh.
"Temos até agora destruído vários deles. No golfo Pérsico, destruímos dois. É a primeira vez que o revelamos."
Os "drones" são geralmente usados pelos EUA no Iraque, vizinho do Irã, e Afeganistão -com seguidas incursões no vizinho Paquistão.

CASO SAKINEH
A iraniana Sakineh Ashtiani afirmou, em rara aparição permitida por Teerã, que pretende processar seu advogado e os dois jornalistas alemães que foram presos em outubro último com seu filho ao tentarem entrevistá-lo.
Ela não revelou a razão, mas disse "ter seus motivos" para fazê-lo. A declaração levantou suspeita sobre a condição em que teria sido feita.
Sakineh, cuja condenação à morte por apedrejamento por adultério -o caso aguarda revisão- atraiu atenção internacional, foi autorizada a sair da prisão e jantar com seus dois filhos no sábado.
Ontem, um representante da Justiça disse que "tudo é possível", sobre uma eventual revisão de sua pena.


Texto Anterior: Saiba mais: Ministro é dos mais próximos a Ahmadinejad
Próximo Texto: Egito: Papa condena ataque contra igreja copta e é criticado por clérigo local
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.