São Paulo, terça-feira, 03 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÍRUS VIRTUAL

Microsoft teme que nova variação do mydoom realize ação hoje

Empresa tira site do ar após ataque

DA REDAÇÃO

A companhia de software americana SCO decidiu tirar o seu site do ar temporariamente após ataque do vírus mydoom anteontem. Já a Microsoft disse estar preparada para um novo ataque do vírus nesta semana -talvez hoje- sob uma nova forma, o W32.Mydoom.B@mm.
"Em vez de ficarmos tentando lutar contra o vírus, achamos mais vantajoso tirar o site do ar e disponibilizar outro endereço", disse Blake Stowell, porta-voz da empresa. O novo endereço da empresa ficará no ar inicialmente até 12 de fevereiro. Nesse período, segundo o porta-voz, está programada uma série de ataques do mydoom.
A SCO é a principal vítima do mydoom, porque a empresa alega que o sistema operacional Linux copia pedaços do sistema operacional Unix, de sua propriedade; por isso, a empresa quer que os usuários do Linux paguem uma taxa. Criado pelo finlandês Linus Torvalds em 1991, o Linux é um sistema operacional que pode ser instalado gratuitamente e é desenvolvido por voluntários.
Um dos usuários pode ser o responsável pela criação do vírus.
O vírus chega em programa anexado a um e-mail. Ele pode também infectar o computador por meio de downloads de programas de troca de músicas, como KaZaA. Quando o arquivo anexado é aberto, o vírus se instala e usa a conexão do PC à internet para se propagar por outros micros. O vírus obriga os computadores infectados a atacar os sistemas da SCO, mandando a ela mensagens. Devido ao excesso e simultaneidade das mensagens, os sistemas da SCO entraram em pane.
Uma variante do vírus, o W32.Mydoom.B@mm, estaria programado para um ataque de negação de serviços contra o site da Microsoft.
A SCO e a Microsoft estão oferecendo uma recompensa de US$ 250 mil por informações que levem à captura dos responsáveis pela criação do vírus. A Microsoft, maior fabricante de softwares do planeta, disse que está se preparando para um ataque, possivelmente hoje, da variante do vírus. "A Microsoft está em alerta", disse um porta-voz.
O vírus mydoom, na sua versão inicial, emergiu na semana passada e se alastrou em uma velocidade recorde, atingindo computadores de empresas e residenciais ao redor do globo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Vírus real: Gripe do frango mata mais 2 na Ásia
Próximo Texto: Panorâmica - Irã: Maior partido reformista anuncia boicote à eleição; linha dura mantém posição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.