São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES NA ESPANHA

Zapatero chega na frente ao último debate da campanha

CLÓVIS ROSSI
ENVIADO ESPECIAL A MADRI

O presidente do governo espanhol, o socialista José Luis Rodríguez Zapatero, chega ao último debate da campanha eleitoral, esta noite, com uma leve vantagem sobre o oposicionista Mariano Rajoy (do conservador Partido Popular). É o que mostram duas pesquisas divulgadas ontem.
O instituto Metroscopia, que faz pesquisas para o jornal "El País" (pró-socialistas), dá a Zapatero 42,9% dos votos contra 38,8% para Rajoy. Está fora da margem de erro, que é de 1,1 ponto percentual para cada candidatura, o que significa que, no limite mais baixo, Zapatero teria 41,8%, enquanto Rajoy, no limite superior, iria a 39,9%. Já o matutino "ABC" (pró-Rajoy) reduz a diferença a dois pontos percentuais (42% a 40%), aí sim dentro da margem de erro.
As duas pesquisas mostram diferenças insignificantes em relação aos levantamentos imediatamente anteriores. De todo modo, o conjunto de números que emergem da pesquisa favorece nitidamente o presidente Zapatero. Em ambas as pesquisas, ele ganha nota melhor que a de Rajoy (5,5 contra 4,3, no "ABC"; 5,5 contra 4,7 em "El País").
Além disso, a pesquisa publicada pelo jornal pró-socialistas mostra que 58% acham que o partido governista ganhará a eleição. Os que crêem na vitória de Rajoy são apenas 16%.
Mais: quando se pede o nome do partido em que o pesquisado votará, sem mostrar a ficha com os nomes dos concorrentes, 34,5% dizem que votarão no PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), contra apenas 24,7% que apontam o PP. Diferença, portanto, muito superior à que aparece no levantamento estimulado.
De todo modo, a pequena diferença tornou mais importante ainda o debate de hoje à noite entre Zapatero e Rajoy. Embora apenas 12% dos eleitores se digam dispostos a mudar o voto em função dos debates, acaba sendo um número relevante se a diferença entre os dois está em apenas dois ou quatro pontos percentuais, conforme a pesquisa.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Armênia: Exército ameaça força contra protestos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.