São Paulo, terça-feira, 03 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel tem planos para construção de 73 mil novas residências na Cisjordânia

DA REDAÇÃO

Autoridades israelenses têm planos para construção de 73 mil novas unidades habitacionais em assentamentos na Cisjordânia, apesar de só uma fração deles ter sido aprovada.
A informação foi divulgada ontem em relatório da ONG israelense Paz Agora, contrária à expansão das colônias, apontadas como obstáculo a um Estado palestino viável.
"Se todos os planos forem implantados, o número de colonos nos territórios [palestinos, ocupados por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967] será duplicado", para 600 mil, afirmou a entidade, cujo estudo foi divulgado no dia da chegada da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, a Jerusalém.
Segundo o grupo, foi aprovada a construção de 15.156 novas unidades residenciais (das quais 8.950 já estão prontas) de um plano que prevê 73.302. Isso indica que o próximo governo israelense, que será liderado pelo ex-premiê linha-dura Binyamin Netanyahu, terá ampla margem de escolha para expandir as colônias.
Em reação ao relatório, o Ministério da Habitação israelense disse que a ONG fez "muito barulho por nada". Segundo a pasta, os planos só delineiam o potencial para instalação das colônias, mas sua efetiva edificação é uma decisão que depende de políticas conjuntas com o Ministério da Defesa.


Com Reuters


Texto Anterior: Doadores levantam US$ 4,4 bilhões para reconstruir Gaza
Próximo Texto: Nuclear: No Brasil, chefe militar dos EUA critica o Irã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.