São Paulo, sábado, 03 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFEGANISTÃO

EUA expressam a Karzai sua decepção com acusação à ONU

DA REDAÇÃO

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, telefonou ontem para a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, depois que a Casa Branca expressou sua contrariedade com as afirmações que o afegão fizera um dia antes, culpando a ONU e a União Europeia pelas fraudes na eleição na qual obteve seu segundo mandato.
"O presidente Karzai reafirmou seu compromisso com a parceria entre nossos países e expressou seu apreço pelas contribuições e sacrifícios da comunidade internacional [para a estabilização do Afeganistão]", disse um porta-voz do Departamento de Estado.
Horas antes, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, dissera que as declarações de Karzai eram "genuinamente inquietantes".
"Estamos buscando que o presidente Karzai esclareça a natureza de seus comentários. Eu acho que o presidente [Barack Obama] foi bastante claro no fim de semana com o presidente Karzai sobre os passos necessários para melhorar a governança e diminuir a corrupção no Afeganistão", disse Gibbs, se referindo à visita que Obama fez ao país onde os EUA travam guerra desde 2001.
Segundo um funcionário do governo afegão disse à agência France Presse, no telefonema a Hillary, Karzai se disse surpreso de que suas declarações tenham causado "tamanho alvoroço".
Com agências internacionais



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Jovens de Cuba fazem congresso sobre futuro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.