UOL


São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORÉIA NA MIRA

Congressistas estiveram em Pyongyang

Coréia do Norte diz a deputados americanos já ter armas nucleares

DA REDAÇÃO

A Coréia do Norte disse a uma comissão de congressistas americanos em visita ao país que já possui armas nucleares e que planeja construir mais. Além disso, o governo norte-coreano quer um encontro bilateral com os EUA para discutir o assunto.
"Eles admitiram ter armas nucleares neste momento", afirmou o deputado republicano Curt Weldon, que liderou a comissão. "E admitiram um esforço para expandir seu programa nuclear."
Essa não foi a primeira vez que a Coréia do Norte disse a representantes americanos possuir um programa nuclear. Em outubro, os EUA afirmaram que Pyongyang havia admitido ter um programa nuclear clandestino, que violava um acordo de 1994. Em abril, funcionários do governo dos EUA disseram que um negociador norte-coreano fez afirmações similares durante negociações em Pequim, na China. As reuniões terminaram sem nenhum acordo.
O subsecretário da Defesa dos EUA, Paul Wolfowitz, que se encontrou ontem com autoridades sul-coreanas, em Seul, e japonesas, em Tóquio, para discutir a questão da Coréia do Norte, disse que as afirmações do governo norte-coreano aos deputados americanos não podem ser totalmente comprovadas, mas não devem ser ignoradas.
"O que sabemos certamente sugere que deveríamos ouvir o que eles dizem muito seriamente."
Wolfowitz ameaçou com uma reação "devastadora" no caso de uma eventual agressão norte-coreana aos seus vizinhos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Onda de calor mata mais de mil na Índia
Próximo Texto: Panorâmica - Reino Unido: Rainha recebe Camilla no jubileu da coroação
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.