São Paulo, sábado, 03 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ITÁLIA

Senado aprova reforma judicial que beneficiará Berlusconi diretamente

A coalizão de centro-direita que governa a Itália, dirigida pelo premiê Silvio Berlusconi, conseguiu aprovar na noite de quinta, no Senado, a lei que permite a transferência de processos judiciais de uma comarca para outra se houver "legítima suspeita de parcialidade do juiz".
A lei, que ainda precisa passar pela Câmara Baixa, beneficiaria diretamente o premiê italiano, que deseja mudar de comarca processos contra ele em curso na cidade de Milão (norte). Berlusconi afirma que os juízes milaneses o perseguem.
Dentro do Senado, que estava protegido pela polícia, oposicionistas gritaram "Vergonha! Vergonha!" A sessão foi interrompida diversas vezes por causa dos distúrbios. Como a coalizão do governo tem maioria na Câmara, a legislação deve ser aprovada até o mês que vem.
Houve protestos nas ruas de grandes cidades italianas contra a aprovação do projeto.
"Devemos defender o Parlamento e evitar que a legítima revolta popular se volte contra as instituições", advertiu o ex-premiê Massimo D'Alema, presidente do oposicionista Partido da Esquerda Democrática.



Texto Anterior: Venezuela: Chavistas e polícia trocam tiros em Caracas
Próximo Texto: Ásia: EUA financiarão luta ao terror na Indonésia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.