UOL


São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

IRAQUE OCUPADO

Ataque mata mais 1 soldado americano

Uday e Qusay são enterrados no povoado onde Saddam nasceu

DA REDAÇÃO

Em um funeral feito às pressas, Uday e Qusay, filhos do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, foram enterrados ontem por líderes tribais em al Awja, na região de Tikrit (norte do Iraque).
A cerimônia foi realizada por cerca de 40 pessoas, que se reuniram pela manhã no cemitério do vilarejo onde Saddam nasceu -três covas foram cavadas, para Uday, Qusay e Mustafa, filho adolescente de Qusay, mortos no último dia 22, em ação de soldados americanos na cidade de Mossul.
As sepulturas foram fechadas com terra e pedras, jogadas pelos líderes tribais, e cobertas com bandeiras iraquianas. As preces em homenagem aos mortos foram lideradas por Mahmoud al Nada, ancião da tribo de Beijat, que inclui a família de Saddam.
O comando militar americano ordenou que a cerimônia fosse supervisionada por tropas, que permaneceram do lado de fora do cemitério durante todo o funeral.
Os corpos dos filhos de Saddam ficaram com os militares americanos até a manhã de ontem -desde a ação em Mossul, Uday e Qusay haviam sido transportados para Bagdá, onde passaram por testes de identificação e foram parcialmente reconstituídos.
Ontem, as forças ocupantes americanas entregaram os corpos para funcionários do Crescente Vermelho iraquiano em uma pista de pouso perto de Tikrit -a associação ligada à Cruz Vermelha cuidou da transferência dos cadáveres para os familiares.

Americano morto
Ainda ontem, um comboio americano foi alvo de ataque com granada-foguete. No confronto, ocorrido no leste de Bagdá, mais um soldado americano foi morto, o 53º a morrer em ações hostis desde o final da Guerra do Iraque. Outros três militares dos EUA ficaram feridos no conflito.
Uma iraquiana foi morta no norte de Bagdá, na reação americana ao ataque de uma bomba a um de seus blindados.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Libéria: Taylor promete deixar o poder em 11 de agosto
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.