São Paulo, quinta-feira, 03 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País vê surgir cartéis do ópio, alerta a ONU

DE NOVA YORK

Devido a fatores econômicos, a produção de ópio no Afeganistão caiu 10% no período de maio de 2008 a junho de 2009, mas poderosos cartéis de droga estão se formando no país. Os dados foram divulgados ontem pela ONU.
Na prática, o Afeganistão estaria vivendo uma experiência similar à de países como Colômbia e Mianmar, onde o comércio de drogas deixou de ser fonte de financiamento da insurgência para se tornar uma atividade fim.
"Um casamento de conveniência entre os insurgentes e grupos criminosos está gerando cartéis de drogas no país ligados ao Taleban", disse a ONU.
O preço do ópio está no patamar mais baixo dos últimos dez anos.
A ONU estima que o Afeganistão conta com um estoque de 10 mil toneladas de ópio, suficiente para abastecer a demanda mundial por dois anos.
O governo americano tenta encorajar fazendeiros afegãos a cultivarem outros produtos por meio de um programa de incentivos de US$ 300 milhões.


Texto Anterior: Atentado mata o número dois da Inteligência afegã
Próximo Texto: União Europeia: Contra imigração ilegal, bloco planeja receber mais refugiados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.