São Paulo, segunda-feira, 03 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Israel aceita apelo para a retomada de negociações

Palestinos insistem em fim de assentamentos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Israel recebeu favoravelmente ontem o pedido de negociadores internacionais para retomar as negociações de paz com os palestinos.
O país "aceita o pedido do quarteto [EUA, União Europeia, Rússia e ONU] por negociações diretas entre as duas partes, sem impor nenhuma precondição", consta de comunicado divulgado pelo gabinete do premiê, Binyamin Netanyahu. É a primeira reação oficial israelense à proposta internacional.
No dia 23, o quarteto pediu que israelenses e palestinos retomassem negociações em um mês e chegassem a acordo até o fim do ano que vem.
O comunicado traz ainda pedido para que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, busque a conversa e não só o reconhecimento de Estado-membro da ONU -pedido feito pelo palestino no mês passado.
Ao ser questionado sobre o comunicado, Nabil Abu Rdainah, porta-voz de Abbas, disse que, "para retomar as negociações, é preciso que Israel se comprometa a acabar com os assentamentos".
Na terça (27), Israel havia anunciado a intenção de construir 1.100 residências em Gilo, próximo a Jerusalém. A Palestina quer parte de Jerusalém como capital.

GREVE DE FOME
Centenas de palestinos participaram ontem de manifestações em solidariedade a presos em greve de fome. Os presidiários pleiteiam fim de agressões e maior flexibilidade no regime de visitas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Síria: Oposição lança conselho nacional para unificar ações contra Assad
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.