São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Fumantes ingleses têm pausa para o cigarro descontada

PEDRO FONSECA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Desde anteontem, os fumantes que trabalham no conselho distrital de Breckland, no leste da Inglaterra, têm que bater cartão de ponto antes e depois de pausas para um cigarrinho.
O tempo gasto pelos fumantes nesses intervalos terá de ser reposto ao fim do expediente e, segundo o conselho, foi adotada após acordo.
O conselho distrital, espécie de governo local, adota sistema de trabalho flexível. Os funcionários podem fazer intervalos durante o dia.
Se saem para comprar um sanduíche, devem bater o cartão de ponto para registrar a pausa.
"Nosso sistema de trabalho permite a fumantes fazer intervalos sem que isso afete o número de horas trabalhadas, e isso é o mais justo para todos", afirma William Nunn, líder do conselho.
O conselho de Breckland afirmou que os funcionários receberam bem as novas regras. Os trabalhadores, porém, ainda não sabem se elas serão efetivas.
Simon Clark, diretor da Forest, grupo cujo nome significa Organização Libertária pelo Direito de Divertir-se Fumando, disse à Folha que a medida é muito pesada.
"Isso parte da ideia de que fumantes trabalham menos horas que não fumantes. Não há evidência disso, mas, se as pessoas acreditarem, empregadores podem decidir contratar somente não fumantes", afirmou.
Clark disse ainda que todos têm direito a um intervalo no trabalho. "Alguns tomam café, outros fofocam ao redor da geladeira, fazem ligações pessoais ou navegam na internet. Alguns escolhem fumar um cigarro."
Segundo ele, o problema é que, depois que o cigarro foi banido do ambiente de trabalho, as pausas se tornaram mais visíveis, pois fumantes têm que ficar do lado de fora.
As novas regras são permanentes, mas serão revistas em seis meses, segundo o conselho de Breckland.


Texto Anterior: Terror no Iêmen: Imã radical começa a ser julgado
Próximo Texto: Risco de execução de Sakineh detona novo protesto mundial
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.