São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Explosões matam 76 e ferem 200 em Bagdá

Xiitas foram alvo de ataque coordenado

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pelo menos 76 pessoas morreram e 200 foram feridas em ataques coordenados com bombas e morteiros em bairros xiitas de Bagdá.
As explosões aconteceram em 13 localidades. Foram usados carros-bomba, morteiros, bombas caseiras e um homem-bomba.
A série de ataques ocorreu dois dias após extremistas muçulmanos fazerem 120 cristãos reféns em uma igreja católica no centro de Bagdá. O ataque deixou 58 mortos e 78 feridos.
"Eles nos assassinaram hoje e, no domingo, mataram nossos irmãos cristãos", disse Hussein al Saiedi, 26, morador da favela xiita de Sadr City -palco do maior dos ataques, no qual 21 pessoas foram mortas.
"Nós estávamos parados na rua quando ouvimos um barulho muito alto. Depois vimos fumaça e pedaços de carros caindo do céu. Eles [o governo iraquiano] dizem que a situação está sob controle. Onde está o controle?"
Autoridades do Iraque disseram acreditar que a complexidade da operação e a predominância de alvos xiitas apontam para insurgentes sunitas ligados à rede extremista Al Qaeda.
O Iraque tem registrado confrontos entre xiitas e a minoria sunita desde o colapso do governo sunita de Saddam Hussein devido à invasão americana em 2003. As tropas de combate dos EUA deixaram o país em agosto.


Texto Anterior: Risco de execução de Sakineh detona novo protesto mundial
Próximo Texto: Chile: Cresce popularidade do presidente após o resgate dos 33 mineiros
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.