São Paulo, terça-feira, 03 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dossiê britânico detalha como o Iraque tortura

WARREN HOGE
DO "THE NEW YORK TIMES"

O Reino Unido divulgou ontem um dossiê sobre "tortura, estupros e execuções sistemáticas" no Iraque.
O documento traz os métodos de tortura que seriam os favoritos do ditador Saddam Hussein. Entre eles figuram arrancar os olhos da vítima e suspendê-la do telhado, choques elétricos, estupros e outras formas de abuso sexual, golpes nas solas dos pés, banhos de ácido e falsas execuções.
O documento, de 23 páginas, e uma fita de vídeo repleta de detalhes chocantes, enviados às emissoras de televisão, foram vistos como iniciativas cujo objetivo seria conquistar apoio popular para uma ação militar contra o Iraque.
Os grupos de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional e Human Rights Watch criticaram a iniciativa britânica. O primeiro diz que o relatório é "oportunista"; o segundo afirma que ele não traz "nada de novo".
O chanceler inglês, Jack Straw, argumentou: "O objetivo [do dossiê] é lembrar ao mundo que os abusos cometidos pelo regime iraquiano vão muito além da fabricação de armas de destruição em massa, violando suas obrigações internacionais".
A divulgação do dossiê foi acompanhada do testemunho de Hussain al Shahristani, ex-chefe da agência iraquiana de energia nuclear. Ele passou quase 11 anos preso por ter se negado a participar do programa de desenvolvimento de energia nuclear para fins militares. Hussain contou que passou a maior parte desse tempo em solitária, mas que podia ouvir os gritos de crianças sendo torturadas em salas próximas.


Texto Anterior: Iraque: Inspetores notam sumiço de equipamento iraquiano
Próximo Texto: Sociedade: União Européia bane propaganda de cigarro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.