São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

análise

Depois deste conflito, atenção se voltará ao Irã

ANNE PENKETH
DO INDEPENDENT

O relação de Teerã com o Hamas pode aumentar o apoio na opinião pública israelense a um ataque militar ao Irã, cujo programa nuclear é visto como uma ameaça "existencial" ao Estado judeu. O assalto a Gaza reviveu a ideia de que por trás do conflito no Oriente Médio está o maior desafio internacional a Barack Obama neste ano: conter as ambições nucleares do Irã, que podem mudar o equilíbrio estratégico [hoje, Israel é o único país do Oriente Médio que possui armas nucleares].
A questão é quanto tempo vai demorar para o Irã produzir urânio enriquecido suficiente para construir uma arma. Se decidir pela via militar, o Irã ou teria que construir uma usina clandestina (o que inspetores da ONU não detectaram) ou expulsar os inspetores.
Como observa Mark Fitzpatrick, do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, "ser capaz de enriquecer urânio não é o mesmo que ter uma arma".
Segundo estimativas do Instituto Internacional para a Ciência e a Segurança, o Irã já produziu 425 quilos de urânio com baixo enriquecimento, o suficiente para fazer a metade dos 20 a 25 quilos de urânio com enriquecimento capaz de municiar uma bomba suja. O Irã poderia produzir o total de 700 a 800 quilos de urânio necessário em meses.
Mesmo que o Irã chegue a produzir uma arma atômica, porém, "não há nenhuma garantia de que seus mísseis são capazes de lançá-la", diz Paul Ingram, analista britânico independente.
Mas Israel pode avaliar que seus interesses estratégicos estarão em jogo uma vez que o Irã passe a ter a capacidade de produzir a bomba, o que representará uma crise para Obama. Mas mesmo os EUA parecem contemplar a possibilidade de conviver com um Irã nuclearizado. O jornal israelense "Haaretz" disse que Obama ofereceria a Israel um "guarda-chuva" contra a ameaça de um ataque iraniano, ameaçando com uma resposta devastadora.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Pai de brasileira morta pede "arejamento"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.