São Paulo, domingo, 04 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Índice

BÁLCÃS

Líder de Kosovo alerta sérvios sobre cisão e vê soberania

DA REDAÇÃO

Um dia após a ONU defender uma quase-independência -embora não use essa palavra- em sua proposta para Kosovo, o premiê da Província sérvia, Agim Ceku, declarou esperar que o plano do organismo seja aprovado até abril e abra caminho para a soberania.
Ceku também alertou os encraves sérvios na Província para que não busquem a secessão -os sérvios são 7% da população kosovar, de maioria étnica albanesa.
O premiê se disse "completamente satisfeito" com o plano, que recomenda que Kosovo promulgue uma Constituição própria e postule-se como candidato a organismos internacionais. A Sérvia rechaçou o projeto como "injusto".
A proposta, costurada pelo mediador da ONU para Kosovo, Martti Ahtisaari, deve ser votada ainda pelo Conselho de Segurança do órgão. A Rússia, dona de poder de veto no CS e aliada da Sérvia, rejeita o plano.
Ontem o chanceler Serguei Lavrov declarou a agências locais que não concordava com o projeto e que Moscou e Washington não tinham uma "idéia comum para resolver a questão".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bolívia: Polícia retoma gasoduto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.