São Paulo, sábado, 04 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França receberá ex-detento de Guantánamo

DA FRANCE PRESSE

O governo francês anunciou ontem que receberá um cidadão argelino encarcerado em Guantánamo. Com a decisão, a França se torna o primeiro país a atender ao pedido dos EUA para acolher detentos que serão libertados da prisão militar americana criada para abrigar suspeitos de terrorismo.
Dois argelinos presos há sete anos estão no grupo de prisioneiros que Barack Obama soltará por falta de provas. Não se sabe qual deles irá para a França. Obama ordenou o fechamento até 2010 da prisão que se tornou símbolo do desrespeito aos direitos humanos. Mas 60 dos 245 detentos estão num limbo jurídico. Eles não serão acusados judicialmente pelos EUA, mas não podem ser mandados de volta aos países de origem sob risco de perseguição.
Em outro aceno simbólico aos EUA, a Espanha anunciou o envio de mais 12 soldados ao Afeganistão, onde já tem 778 militares. O Reino Unido deve anunciar hoje o envio de mais mil soldados (já tem 8.100).


Texto Anterior: Engano: Casa Branca oferece entrevista com Hillary e dá número de telessexo
Próximo Texto: EUA cogitam tolerar projeto nuclear do Irã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.