São Paulo, sexta-feira, 04 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ISRAEL

Dezenas de milhares pedem nas ruas renúncia de Olmert

David Furst/France Presse
"Eleições já", pede cartaz de manifestante em Tel Aviv


DA REDAÇÃO

Dezenas de milhares de pessoas saíram na noite de terça-feira às ruas de Tel Aviv, em Israel, para pedir a renúncia do premiê Ehud Olmert.
O primeiro-ministro, que não mencionou até agora nenhuma intenção de deixar o cargo, sofre pressão política -e agora também popular- para renunciar desde a divulgação de um relatório que o critica por seu desempenho na guerra que Israel travou contra o grupo xiita radical libanês Hizbollah, em julho e agosto do ano passado.
Segundo o documento, elaborado por uma comissão do próprio governo, o premiê agiu "precipitadamente", ao não solicitar um plano militar detalhado para a ofensiva no país vizinho, e estabeleceu "objetivos ambiciosos em excesso e inatingíveis" no conflito. O texto também critica o ministro da Defesa, Amir Peretz.
Embora a polícia tenha se recusado a dar números de participantes da manifestação, a agência de notícias Reuters informa que TVs locais estimaram em 150 mil.
Também anteontem, a chanceler israelense, Tzipi Livni, juntou-se ao coro pela renúncia de Ehud Olmert.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Perdão de dívida a Bagdá fica na promessa
Próximo Texto: Personalidades: Revista americana elege as cem pessoas "mais influentes"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.