São Paulo, quinta-feira, 04 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade dos EUA proíbe fumo ao ar livre

ELISSA GOOTMAN
DO "THE NEW YORK TIMES"

Huntington, cidadezinha no norte de Long Island, perto de Nova York, é a mais recente bandeira de uma campanha para proibir o fumo não apenas em restaurantes e escritórios, mas também ao ar livre nos Estados Unidos.
Uma resolução aprovada unanimemente pela Câmara de Vereadores da cidade anteontem à noite determina que quem for pego fumando dentro de playgrounds públicos cercados por grades ou em um raio de 15 m de playgrounds abertos pode ser multado em US$ 75. A lei deve entrar em vigor em cerca de um mês.
"Quando você permite que as pessoas fumem em certas áreas, normaliza esse comportamento", disse Mark Cuthbertson, o vereador que propôs a resolução. "Crianças imitam adultos, no que fazem de bom e no que fazem de ruim."
Segundo Cuthbertson, outros objetivos da lei são reduzir "os perigos do fumo passivo" e a probabilidade de bitucas irem parar na boca de crianças.
Outras localidades do Estado de Nova York já adotaram leis semelhantes. Em Putnam, é proibido fumar em parques e ao redor de lagos. Na cidade de Nova York, o fumo é vetado em playgrounds públicos.
Claire Millman, presidente da Aliança por um Ar Livre de Fumaça, um grupo antitabagista com sede em Long Island, disse esperar que outras cidades na área sigam o exemplo. "Esperamos que [a proibição" passe dos playgrounds às praias e aos parques."
No playground da praia de Crab Meadow, em Huntington, as reações à lei variaram.
"Isso é ridículo", disse Lorraine de Souza, 44, que fumava um cigarro na praia.
Apontando para quatro enormes chaminés de uma fábrica próxima ao local, ela afirmou: "Acho que eles seriam mais úteis se fizessem algo a respeito daquela fumaça, em vez de se preocuparem com a fumaça do meu cigarro."
Perto dali, Gus Cancro, 22, disse duvidar que os "perigos do fumo passivo" existam em locais abertos. "Obviamente, é bem ventilado ao ar livre."
Mas muitos pais que brincavam com seus filhos no local afirmaram que achavam que a medida era positiva.
Jamie Koerner, 40, que passava a tarde no playgroung com seus filhos Austin, 6, e Coltin, 4, afirmou temer que seus filhos se influenciassem ao ver pessoas fumando. "Acho que é uma ótima idéia [proibir o fumo] onde há crianças por perto, seja ao ar livre, seja em espaços fechados."



Texto Anterior: Novidade: Paris terá praia com palmeiras e areia à margem do Sena
Próximo Texto: Panorâmica - Reino Unido: Governo poderá adotar carteira de identidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.