São Paulo, domingo, 04 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Presidente de Taiwan defende um referendo sobre independência da China

O presidente de Taiwan, Chen Shui-bian, disse ontem que apóia a adoção "urgente" de legislação para a convocação de um referendo para decidir se a ilha deve declarar formalmente sua independência da China, que a considera uma "Província rebelde".
"[Realizar] o referendo é um direito humano básico que não deve ser impedido", disse Chen em conferência por vídeo com ativistas pró-independência em Tóquio.
Pequim ameaça atacar militarmente Taiwan se a ilha de 23 milhões de habitantes declarar sua independência formal do continente.
Chen disse ainda que China e Taiwan são já dois países distintos: "Taiwan não é parte de outro país". Quando Chen assumiu o cargo, em maio de 2000, ele prometeu não declarar a independência nem realizar um referendo nesse sentido. As declarações devem aumentar a tensão regional.


Texto Anterior: Oriente Médio: Israel segue ofensiva em Nablus
Próximo Texto: América latina: Colômbia espera por Uribe e mais guerra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.