UOL


São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGREJA ANGLICANA

Bispos devem tomar decisão final hoje

Nomeação de bispo gay nos EUA é aprovada em primeira votação

DA REDAÇÃO

Um corpo reunindo clérigos e integrantes sem funções religiosas da Igreja Episcopal dos EUA (nome oficial da Igreja Anglicana no país) aprovou a nomeação, sem precedentes na história do anglicanismo, do reverendo Gene Robinson -um homossexual assumido- como bispo da diocese do Estado de New Hampshire.
Essa foi a primeira de duas votações para determinar se Robinson, 56, será ou não o primeiro homossexual a ser nomeado bispo na história da Igreja Anglicana. Hoje acontece a segunda e definitiva votação. Votarão apenas os membros da Câmara dos Bispos.
As votações acontecem na reunião anual da Igreja Episcopal, que está sendo realizada em Minneapolis. Na de ontem, a nomeação de Robinson foi aprovada por 128 votos a favor e 63 contra. Vinte e cinco delegados não votaram.
Três décadas de debate sobre a participação de homossexuais na Igreja Episcopal dos EUA vêm criando disputas que podem finalmente implodir a denominação e o anglicanismo global se for confirmada a nomeação hoje.
A decisão pode estilhaçar a comunidade anglicana, estimada em 77 milhões de fiéis, dos quais 2,3 milhões estão nos EUA.
"É uma decisão trágica, que pode levar a Igreja Episcopal a provocar o rompimento da comunidade anglicana", disse em nota o Conselho Anglicano Americano, que representa a ala conservadora da igreja nos EUA.

Trajetória
No dia 7 de junho, os episcopais da diocese de Manchester, em New Hampshire, escolheram Robinson para bispo. Divorciado, pai de dois filhos, ele vive há 13 anos com o mesmo parceiro.
Em julho, outro homossexual declarado, Jeffrey John, foi indicado para ser o bispo de Reading, na Igreja da Inglaterra, mas, pressionado, desistiu do posto.
Já Robinson tem dito que não agirá como o colega britânico.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque ocupado: Forças dos EUA intensificam ações e prendem 46 pessoas em 24 horas
Próximo Texto: Panorâmica - Incêndios: Fogo e calor matam 16 pessoas na península Ibérica e desalojam 10 mil no Canadá
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.