São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diplomata dos EUA diz que tropas da Venezuela estão de "moral baixo"

Larry Palmer foi indicado para cargo de embaixador em Caracas

DE CARACAS
DE WASHINGTON

Larry Palmer, indicado para o cargo de embaixador dos EUA na Venezuela, avalia que integrantes do governo do presidente Hugo Chávez tem "claros elos" com guerrilheiros colombianos e que os soldados do país estão de "moral baixo" devido a nomeações políticas.
Palmer considera "particularmente problemática" a nomeação, em julho, do general Henry Rangel Silva como Chefe do Comando Estratégico Operacional (CEO) das Forças Armadas do país.
Rangel faz parte, desde 2008, da chamada "lista Clinton" do governo americano, que elenca nomes dos envolvidos com narcotráfico.
As declarações estão em questionário a qual a reportagem teve acesso, respondido a pedido do líder republicano na Comissão de Relações Exteriores do Senado americano, Richard Lugar.
Segundo a Folha apurou, Lugar enviou novas perguntas ao embaixador indicado, razão pela qual ele não foi ratificado no cargo ontem numa aprovação conjunta de diplomatas na Casa.
Na resposta, Palmer diz ainda que há problemas de manutenção nas Forças Armadas da Venezuela. Questionado sobre "divisões" entre os militares, ele se limita a dizer que "a lealdade política [como critério de promoção] parece não ser questionada".
O embaixador indicado diz ainda que está "preocupado" com a influência de Cuba sobre os militares do país. (FLÁVIA MARREIRO E ANDREA MURTA)


Texto Anterior: Wyclef Jean deve disputar Presidência do Haiti
Próximo Texto: EUA: Funcionário mata nove em empresa de bebidas e se suicida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.