São Paulo, quarta-feira, 04 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Grupo de norte-coreanos invade escola alemã em Pequim em busca de asilo

Entre 15 e 20 norte-coreanos em busca de asilo entraram ontem em um complexo de edifícios alemão em Pequim, que abriga uma escola e apartamentos de diplomatas.
Os norte-coreanos pularam o muro do complexo por volta das 15h (4h em Brasília) e subiram em uma escada de metal do lado de fora da escola, que foi isolada pela polícia, mas não tentaram entrar no edifício.
Os alunos foram ordenados a deixar a escola. Segundo alguns deles, professores disseram que as aulas de hoje haviam sido canceladas pois os norte-coreanos passariam a noite no local.
Às 20h, o grupo já havia deixado a escada de metal, mas, segundo testemunhas, nenhum dos norte-coreanos saiu do complexo de edifícios.
Uma funcionária da Embaixada da Alemanha em Pequim não quis comentar a situação ou dizer qual era o status diplomático do complexo de prédios, no centro da cidade. "É uma questão jurídica muito complicada", afirmou ela.
Ainda ontem, 21 norte-coreanos abrigados no consulado da Coréia do Sul há semanas receberam vistos das Filipinas permitindo que passem por Manila em seu caminho para Seul.


Texto Anterior: EUA: Descendente de escravo pede indenização
Próximo Texto: Justiça: Reunião na ONU prepara corte internacional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.