São Paulo, sexta-feira, 04 de setembro de 2009

Texto Anterior | Índice

Filho de ditador do Gabão vence eleição após a morte do pai

Depois de anúncio dos resultados, manifestantes oposicionistas entram em choque com a polícia

DA REDAÇÃO

O governo do Gabão anunciou ontem que Ali Ben Bongo, 50, venceu a disputada eleição presidencial do último domingo. Ele é o filho mais velho do ditador Omar Bongo, que morreu em junho após ter ficado no poder por mais de 40 anos. O resultado do pleito causou os piores episódios de violência no país nos últimos anos.
Na cidade de Port Gentil, partidários da oposição atearam fogo ao consulado da França -antiga metrópole do Gabão-, atacaram os escritórios de companhias petrolíferas estrangeiras, saquearam lojas e destruíram as portas de uma cadeia, libertando os presos.
O governo impôs um toque de recolher na cidade e disse que outras medidas de segurança seriam implementadas em todo o país.
A oposição alega que a eleição do último domingo foi fraudada em favor de Bongo com o objetivo de manter a família no poder. Segundo o resultado oficial, ele recebeu 41,7% dos votos. O ex-ministro do Interior Andre Mba Obame teve 25,9%, pouco a mais do que o veterano líder opositor Pierre Mamboundou, que recebeu 25,2%.
"Condenamos esses resultados", disse Richard Mombo, secretário-geral da União do Povo Gabonense (UPG), partido de Mamboundou.
Porém, o secretário francês para Cooperação, Alain Joyandet, disse que os observadores das eleições registraram apenas pequenos incidentes durante a votação. "Se os candidatos derrotados querem contestar o resultado, eles devem fazê-lo na Corte Constitucional."
Na capital, Libreville, a polícia atirou bombas de gás lacrimogêneo contra opositores que passaram a noite do lado de fora da comissão eleitoral, ferindo um dos braços de Mamboundou, segundo o UPG.
Durante anos, Ali Ben Bongo ocupou cargos importantes no governo de seu pai. Em 1989, ele foi apontado como ministro das Relações Exteriores e, desde 1999, ocupava o posto de ministro da Defesa.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Itamaraty adia visita de Ahmadinejad
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.