São Paulo, quarta-feira, 04 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVISO PRÉVIO

Coreia do Norte diz ter elevado estoque nuclear

DA REDAÇÃO

A Coreia do Norte disse ontem ter obtido mais material para bomba atômica depois de processar com sucesso novas quantidades de plutônio na sua usina nuclear de Yongbyon.
Na véspera, o regime do ditador Kim Jong-il havia alertado os EUA de que iria aumentar seu arsenal nuclear caso Washington não corresponda à proposta norte-coreana de estabelecer diálogo bilateral.
Segundo especialistas, a quantidade do material nuclear processado com sucesso anunciada pela agência oficial de notícias de Pyongyang, KCNA, é suficiente para a produção de uma bomba atômica.
O anúncio não tem significado prático de grande importância, uma vez que acredita-se que o país já tenha material para seis artefatos, mas indica impaciência norte-coreana com a relutância americana em reabrir um diálogo que não seja multilateral.
Em maio, a realização do segundo teste nuclear da história da Coreia do Norte valeu uma nova rodada de sanções da ONU ao país. Desde então, o recluso regime tem acenado com uma nova distensão.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Em campanha à Presidência, Tony Blair liga para Sarkozy e Merkel
Próximo Texto: Em recuo, Zelaya admite governo de unidade sem ele
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.