São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Senador pela Flórida surge como liderança

DO "NEW YORK TIMES"

Jeb Bush disse que teve que segurar as lágrimas ao apresentar Marco Rubio como vencedor da corrida ao Senado pela Flórida. Rubio, ao subir ao palco para o discurso da vitória, não estava menos emocionado.
"Os EUA são simplesmente a maior nação de toda a história da humanidade", disse Rubio, que nasceu em Miami, filho de exilados cubanos. "Mas é preciso ação da nossa parte."
O republicano prometeu manter sua plataforma de contenção orçamentária, ainda que bata de frente com Washington ou até mesmo com colegas de partido.
"Estamos cometendo um grande erro se acreditarmos que estes resultados [das urnas] são, de alguma forma, um aval ao Partido Republicano", continuou Rubio em seu discurso de 15 minutos.
"São sim uma segunda chance. Uma segunda chance para os republicanos serem o que disseram que seriam não muito tempo atrás."
Rubio começou a campanha atrás nas pesquisas, mas logo transformou-se num dos principais candidatos apoiados pelo Tea Party.
Apesar de ter se distanciado do movimento ultraconservador, Rubio se elegeu como muitos outros na Flórida: apostando numa mensagem focada na economia, impostos mais baixos e pouca presença do governo.
A Flórida votou em Obama em 2008, mas ainda segue recuperando-se da recessão. Rubio, filho de uma empregada e um bartender, conseguiu derrotar duas forças importantes: o independente e atual governador do Estado, Charlie Crist, e o democrata Kendrick Meek, que contava com o apoio de Obama.
"Ele vai a Washington como símbolo do novo movimento conservador: é jovem, comprometido e purista em relação aos seus ideais", disse Al Cardenas, ex-líder republicano da Flórida. "Isto fará dele uma das figuras-chave do partido nacionalmente."
Jeb Bush, ex-governador da Flórida, trabalhou com Rubio e falou sobre ele como um amigo. "Tenho orgulho porque ele será parte da nova geração de líderes que irá renovar a América. É o homem certo para a hora certa."


Texto Anterior: Notívago, líder da Câmara tem histórico flexível
Próximo Texto: Republicanos viram jogo em 11 Estados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.