São Paulo, quinta-feira, 04 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOPOLÍTICA

Otan confirma apoio a escudo antimísseis no Leste Europeu

DA ASSOCIATED PRESS

Um dia depois de reabrir o diálogo com Moscou, que havia sido congelado após tensões provocadas pela guerra entre Rússia e Geórgia, a Otan (aliança militar ocidental) voltou a contrariar o governo russo ao oficializar o apoio ao plano americano de instalar um escudo antimísseis na Europa oriental.
Reunidos em Bruxelas, os chanceleres da Otan afirmaram que o sistema antimísseis dará uma "contribuição substancial para a proteção dos países aliados contra a ameaça dos mísseis balísticos de longo alcance".
O sistema de defesa prevê mísseis na Polônia e radares na República Tcheca -países-membros da Otan-, cujos Parlamentos ainda têm que dar sua aprovação final. A Casa Branca diz que a meta é proteger os EUA e seus aliados de ataques de países como o Irã, mas a Rússia considera o escudo como um ato de hostilidade contra ela.
O Kremlin já alertou que, caso os EUA prossigam na sua intenção de criar o escudo, instalará uma base de mísseis de curto alcance em Kaliningrado (encrave russo entre a Lituânia e a Polônia).


Texto Anterior: Sem Brasil, 92 países firmam pacto antibomba
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / Montagem do gabinete: Obama põe articulador político no Comércio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.