São Paulo, #!L#Sábado, 05 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE
Prosperidade não barra avanço da direita

LUCAS DELATTRE
do "Le Monde"

A Áustria é "um dos países mais ricos, mais estáveis e mais privilegiados em matéria de assistência social da União Européia", afirmou Wolfgang Schuessel, o novo chanceler (premiê), numa entrevista à revista "News".
A renda per capita do país é uma das mais altas do continente. Numa escala na qual o índice 100 representa a média européia, a Áustria alcança 112, a Alemanha, 108, e a França, 104. O desemprego atinge 4,4% de sua população economicamente ativa (menor só em Luxemburgo e na Holanda), e seu PIB (soma das riquezas produzidas no país) deve crescer 2,8% em 2000.
Qual é a razão, então, da ascensão de Joerg Haider? Esse paradoxo surpreendente prova que a prosperidade não corresponde obrigatoriamente à realização coletiva de uma nação. O mal-estar austríaco não está atrelado a parâmetros econômicos básicos, como a evolução do poder de compra ou o nível de desemprego.
Seria tudo um acidente histórico? Com certeza, não. No caso de novas eleições, o Partido da Liberdade provavelmente receberia mais votos que os 27% das últimas eleições de outubro.
A ascensão do PL se deve ao cansaço em relação aos partidos tradicionais (conservadores, do Partido Popular, e social-democratas), que formavam a coalizão que estava no poder desde 1986.
Os austríacos perderam a confiança nos dirigentes tradicionais. "Eles têm medo do exterior, da globalização e da abertura da UE para países do Leste Europeu", disse Gunther Tichy, pesquisador da Academia de Ciências de Viena, ao jornal "Der Standart".
Por várias décadas, a Áustria viveu protegida de conflitos sociais, graças ao seu sistema de parceria de sindicatos e patrões, e dos países da Europa Oriental, graças à Cortina de Ferro. Tudo isso está mudando, e a mensagem de Haider é: "não tenho medo de nada."


Texto Anterior: "Não vamos expulsar ninguém'
Próximo Texto: Reação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.