São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORRIDA MALUCA

Pegos, eles devem ser devolvidos a Cuba

Cubanos fogem para os EUA num Buick 59

Associated Press/Reprodução de TV
Barco da Marinha dos EUA intercepta cubanos em um Buick


DA REDAÇÃO

Tentando fugir de Cuba para os EUA, um grupo de cubanos decidiu transformar um carro -um Buick modelo 1959- em um barco para realizar a travessia marítima de cerca de 150 km que separa a costa cubana do litoral da Flórida.
Mas a tentativa foi um fracasso. Os cubanos -no total, havia 11 pessoas a bordo, entre elas cinco crianças- foram interceptados pela Marinha americana quando ainda estavam no mar. Agora, segundo líderes cubanos no exílio, eles devem ser devolvidos pelas autoridades americanas para Cuba.
Dois dos ocupantes do Buick, Marcial Basanta López e Luis Grass, são reincidentes: em julho do ano passado, os dois haviam adaptado um caminhão Chevrolet, modelo 1951, para realizar a travessia marítima. Assim como ocorreu ontem, eles foram interceptados pela Marinha americana e devolvidos. O Chevrolet afundou.
Segundo as leis imigratórias americanas, somente os cubanos que conseguem chegar à terra firme ganham o direito de residir nos EUA.
Sensibilizados com a nova tentativa, líderes cubanos nos EUA pretendem pedir às autoridades americanas que permitam a permanência dos fugitivos no país.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Blair defende a Guerra do Iraque no Parlamento e é vaiado pelo público
Próximo Texto: Panorâmica - Itália: Berlusconi quer proibir crianças em protestos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.