São Paulo, terça-feira, 05 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHADE

ONU aprova resolução contra rebeldes proposta pela França

DA REDAÇÃO

Milhares de pessoas deixaram a capital do Chade, Ndjamena, no terceiro dia de combates entre o Exército e insurgentes. O controle da cidade foi retomado no final da tarde de ontem, segundo o governo. Mas foi político, e não militar, o principal revés da ofensiva contra o presidente Idriss Deby, lançada por três grupos dissidentes com apoio velado do Sudão -que acusa o país de financiar os rebeldes em Darfur.
O Conselho de Segurança da ONU aprovou resolução, proposta pela França, que legitima ação estrangeira em defesa do governo chadiano. Em 2006, o apoio logístico francês foi fundamental para a derrota de uma tentativa de golpe contra Deby, tido como aliado ocidental no combate ao radicalismo islâmico.
Caso Deby seja deposto, é incerto o futuro da força de paz européia, que utilizaria o país como base para intervenção em Darfur. O envio foi adiado devido à crise.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Irã especial: Teerã diz ter lançado foguete capaz de pôr em órbita satélite
Próximo Texto: Dividida, Colômbia pede fim de seqüestros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.