São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com votação, ex-premiê Allawi ganha força para enfrentar Maliki em dezembro

DA REDAÇÃO

Iyad Allawi, o primeiro premiê do Iraque após os americanos devolverem formalmente aos iraquianos o poder, em junho de 2004, ressurgiu nas eleições provinciais e se credenciou como potencial adversário de seu sucessor, Nuri al Maliki. É o que indicam os resultados preliminares não oficiais do pleito da votação do último sábado no país.
A legenda de Allawi, a Lista Nacional Iraquiana, provavelmente foi a mais votada na Província de Salahddin, e contabilizações informais indicam que ela ficou entre as três mais votadas em ao menos outras duas Províncias -14 das 18 circunscrições do país votaram.
Resultados oficiais só devem ser divulgados no fim desta semana -os dados preliminares são estimativas de autoridades eleitorais, observadores da eleição e partidos.
Os prováveis ganhos de Allawi, xiita como Maliki e integrante de uma legenda secular, reforçam a tendência de o eleitorado ter apoiado lideranças laicas defensoras de um Estado forte e centralizador.
A estratégia do ex-premiê -que anteriormente assumiu o cargo com o respaldo dos EUA- foi recrutar xeques populares nas Províncias para concorrer por sua legenda.
A sigla é crítica às políticas impostas pelos EUA após a invasão, que ao banirem o partido Baath, de Saddam Hussein, esvaziaram o Exército e minaram a estrutura de Estado, gerando desemprego entre os sunitas.

Com "New York Times"



Texto Anterior: Laicos avançam em eleições regionais iraquianas
Próximo Texto: Bento 16 exige que bispo se retrate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.