São Paulo, domingo, 05 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Republicano que aceitou propina vai para a cadeia

DA REDAÇÃO

O ex-deputado republicano Randy "Duke" Cunningham foi condenado na noite de sexta-feira a oito anos e quatro meses de prisão por um tribunal de San Diego, na Califórnia, por crime de corrupção. Cunningham deixou o Congresso dos EUA no ano passado após ter admitido que recebeu US$ 2,4 milhões em propinas para direcionar contratos do Pentágono para amigos
Foi a sentença judicial mais dura já imposta a um membro do Congresso norte-americano. Cunningham, piloto condecorado por serviços prestados no Vietnã, gaguejou diante do juiz. "Nenhum homem jamais lamentou tanto", ele disse. "Depois de anos de serviço a meu país, eu fui por um caminho muito errado."
Além de dinheiro em espécie, o ex-deputado, de 64 anos, confessou que as empresas lhe deram antigüidades e um iate e lhe pagaram despesas de férias e a festa de formatura de sua filha.
"Espero que o congressista Cunningham use seu tempo na prisão para refletir sobre como traiu a confiança dos que o elegeram e daqueles que trabalharam com ele no Capitólio", disse o presidente da Câmara dos Deputados, o também republicano Dennis Hastert.
A condenação de Cunningham representa mais um constrangimento para o partido do presidente George W. Bush, depois que Tom DeLay, que era líder do governo na Câmara, foi indiciado, em setembro de 2005, sob a acusação de conspiração criminosa num esquema de fundos eleitorais e lavagem de dinheiro, o que provocou seu afastamento.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Inferno astral: Musicais "off-Broadway" fazem escárnio de Bush
Próximo Texto: Missão no Caribe: Militar volta do Haiti com síndrome do pânico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.