São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROLIFERAÇÃO

Irã ignora as sanções e segue ação de urânio

DA REDAÇÃO

O governo do Irã menosprezou o terceiro pacote de sanções votado na terça-feira pelo Conselho de Segurança da ONU e anunciou ontem que prosseguiria com o enriquecimento de urânio.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mohammad Ali Hosseini, afirmou que seu país "continuaria no exercício de seu direito legítimo de prosseguir com seu programa nuclear pacífico".
O regime islâmico obteve ontem pequeno êxito quando, com objeções da Rússia e da China, a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) não conseguiu aprovar uma resolução entre os 35 governos que integram sua Junta de Governadores, que colocava em dúvida a transparência de seu programa nuclear.
A resolução só foi votada na terça porque Moscou concordou e não utilizou o direito a veto.
Ao se opor a novas pressões o governo russo sinalizou ao Irã de que ainda continua a se comportar com uma lógica própria, sem o alinhamento ao Reino Unido e à França.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Israel invade de novo Gaza e prende radicais
Próximo Texto: Energia: Rússia amplia corte de gás para a Ucrânia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.