São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ARGENTINA

Governo Kirchner deve aprovar plano de combate à violência nos próximos dias
O governo argentino deve finalizar nos próximos dias um plano para combater a violência no país, que tem crescido nos últimos anos. A medida ocorre após uma manifestação contra a falta de segurança reunir 130 mil pessoas em Buenos Aires na semana passada.
O plano do presidente Néstor Kirchner inclui a reestruturação da Polícia Federal, a eliminação de procedimentos judiciais que impedem as investigações dos seqüestros e um acordo com as Províncias para sejam redefinidas as funções das forças policiais, segundo informou ontem o diário "La Nácion".
Na quarta-feira, o Senado deve aprovar um projeto de lei que impede que pessoas condenadas por roubo ou seqüestro seguidos de morte possam sair da prisão em liberdade condicional antes do cumprimento do total da pena.
Também estão sendo estudadas, tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados, limitações na posse de armas por civis e na venda de telefones celulares -que têm sido usados nos seqüestros.
A aceleração na aprovação das medidas nesse sentido se deve à comoção no país após o seqüestro seguido de assassinato do jovem Axel Blumberg, no dia 23 de março. Seu pai, Juan Carlos Blumberg, foi o líder da manifestação da semana passada diante do Congresso na capital argentina.


Texto Anterior: Ásia: Oposição deve vencer na Indonésia
Próximo Texto: África do Sul: Mandela pede apoio a Mbeki em eleição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.