São Paulo, domingo, 05 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centrismo marca propostas de Chirac

DA REPORTAGEM LOCAL

Os tópicos apresentados por Jacques Chirac (Reunião pela República, centro-direita) durante a campanha têm uma particularidade recente na política francesa: poderiam ser em grande parte subscritos por outros candidatos dos grandes partidos tradicionais. O RPR, a exemplo dos socialistas, situa-se cada vez mais ao centro.
Poucos se oporiam, por exemplo, a uma política agrícola "ambientalmente responsável e economicamente forte". Ou então à concessão de anistia para pequenas multas de trânsito, mas não para aqueles que "colocaram em risco a vida de terceiros".
Chirac defende a aceleração da integração européia, com a criação de uma confederação dotada de Constituição própria. A nova Europa teria polícia conjunta, credenciada para perseguir criminosos em todos os países-membros.
Há idéias engenhosas, como contratos de cinco anos para os diretores de escolas secundárias, com os objetivos pedagógicos que desejam atingir, ou a criação de um "contrato de inserção na vida social", pelo qual o jovem com menos de 25 anos teria a assessoria do Estado para ingressar no mercado de trabalho.
Entre as medidas sociais, está a substituição anual de 100 mil habitações populares por outras de concepção arquitetônica mais confortável e humana, criação de um órgão próprio para combater a discriminação de gênero e aumento do poder aquisitivo familiar, por meio de uma redução de 33% no Imposto de Renda, no período de cinco anos. (JBN)



Texto Anterior: Biografia do extremista é igual à de milhões
Próximo Texto: País de Le Pen seria a França ao avesso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.