UOL


São Paulo, segunda-feira, 05 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Valas comuns são encontradas no sul do Iraque

DA REDAÇÃO

Iraquianos descobriram ontem uma vala comum contendo restos de cerca de 47 corpos de homens e mulheres, aparentemente executados durante uma sublevação xiita, em 1991. A vala foi encontrada em uma fazenda nas proximidades da cidade sagrada de Najaf (sul), de maioria xiita.
Alguns dos corpos estavam com vendas na região dos olhos e tinham as mãos amarradas. Outros apresentavam cartões de identidade, além de cartuchos de armas, pentes, moedas e relógios.
No sábado, havia sido descoberta outra vala comum, perto das ruínas históricas da Babilônia. Ela continha dezenas de esqueletos, além de crânios que apresentavam, na parte posterior, "recortes" em forma de quadrado.
"Alguns dos crânios parecem ter sido abertos; talvez eles estivessem fazendo experiências com os prisioneiros. Alguns foram executados, dá para ver os buracos das balas", afirmou o tenente americano David Lewis.
Estima-se que dezenas de milhares de xiitas e curdos tenham sido mortos pelas forças de Saddam, depois que as forças lideradas pelos EUA expulsaram as tropas iraquianas do Kuait, em 1991, durante a Guerra do Golfo.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Policiais voltam a patrulhar as ruas de Bagdá
Próximo Texto: Eleições na argentina: Menem admite que pode perder
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.