São Paulo, sábado, 05 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bayrou define nome de seu novo partido

DO "MONDE"

Depois de ter mencionado o nome Partido Democrata, François Bayrou, que competiu como "centrista" no primeiro turno da eleição francesa e ficou em terceiro lugar, com 18,6% dos votos, por fim decidiu adotar a designação Movimento Democrata para a sua nova formação política. Bayrou é hoje dirigente da UDF (União pela Democracia Francesa), que integra, com a UMP (União por um Movimento Popular) de Sarkozy, a coalizão de centro-direita do presidente Jacques Chirac.
"A vida política francesa precisa ser renovada por uma abordagem política apropriada ao século 21", declarou Bayrou, segundo o qual "dezenas de milhares de franceses têm vontade de participar de um momento como este, e nós desejamos construí-lo em companhia deles". O novo partido deve ser lançado oficialmente no dia 10 de maio, de acordo com Marielle de Sarnez, a diretora de campanha do candidato centrista, em uma convenção nacional que fará um "balanço da eleição presidencial e cuidará da preparação para as eleições legislativas", afirmou. A primeira manifestação pública do Movimento Democrata deve acontecer em 20 de abril. Enquanto isso, a direção da UDF anunciava que não tem a intenção de permitir a terceiros o uso de sua sigla.


Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Sarkozy "paz e amor" recorre a De Gaulle na reta final
Próximo Texto: Partido de Blair sofre derrotas em pleito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.