São Paulo, quinta-feira, 05 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Britânicos votam em referendo para modificar sistema eleitoral

Coalizão governista se divide sobre a reforma do modelo distrital

VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES

Os britânicos vão hoje às urnas para decidir se mudam a forma como elegem o Parlamento. Mas, antes mesmo do resultado, a votação já causa fraturas no governo e também no principal partido de oposição, o Trabalhista.
Hoje, o Reino Unido usa um sistema chamado "first past the post". Funciona da seguinte forma: os partidos lançam candidatos nos 650 distritos eleitorais; o eleitor vota em um, e aquele que recebe o maior número de votos é eleito, independentemente do percentual obtido.
Num distrito em que haja cinco candidatos, pode ser eleito um que obtenha pouco mais de 20% dos votos.
Com a mudança proposta, os eleitores passam a ranquear suas preferencias.
No mesmo distrito, o eleitor colocaria um número na frente do nome de cada candidato, 1, 2, 3, 4 e 5, indicando a sua preferência.
Na apuração, são computadas as primeiras preferências. Se nenhum candidato obtiver 50% do total, o último colocado é eliminado e seus votos são distribuídos de acordo com a segunda opção de seus eleitores.
O processo de eliminação e distribuição dos votos continua até que alguém obtenha mais de 50%. É um segundo turno automático.
O Partido Conservador, com o maior número de representantes no Parlamento (306), é contra. O Liberal Democrata tem só 57 e é o grande defensor da mudança.
Apesar de formarem a coalizão que governa o país, representantes dos dois partidos têm trocado acusações. A realização do referendo foi exigência dos liberais-democratas para fazer parte do governo. A questão é o que o partido fará se a proposta de mudança for rejeitada.
As pesquisas de opinião dão vitória à manutenção do sistema. Mas o resultado é considerado imprevisível.


Texto Anterior: UE discutirá suspensão da livre circulação na Europa
Próximo Texto: Portugal terá que privatizar e cortar em saúde e educação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.