São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor de TV árabe liga terror a mundo islâmico

DA ASSOCIATED PRESS

O diretor-geral da rede de TV árabe Al Arabiya, Abdulrahman al Rashed, afirmou ontem que o mundo muçulmano é o principal responsável pelos atos de terrorismo internacional nos últimos dez anos, refletindo a indignação em países árabes com o desfecho sangrento do seqüestro em Beslan.
"Nossos filhos terroristas são fruto de nossa cultura corrompida", escreveu Al Rashed no artigo "A dolorosa verdade: todos os terroristas do mundo são muçulmanos", publicado pelo jornal pan-arábico "Asharq Al Awsat". O autor lista atentados recentes de grupos islâmicos no Iraque, no Iêmen, na Arábia Saudita e na Rússia -a república tchetchena tem maioria muçulmana.
No mesmo tom de Al Rashed, Mohammed Sayed Tantawi, principal xeque muçulmano do Egito, questionou: "Qual a culpa dessas crianças? Por que elas deveriam ser responsáveis pelo conflito [islâmico] com o governo?". "Aqueles que conduzem seqüestros são criminosos, não muçulmanos", acrescentou Tantawi.
Em coluna no jornal "Al Ahram", o intelectual egípcio Ahmed Bahgat afirmou que os terroristas prejudicam o islã. Para ele, as imagens de Beslan "mostraram os muçulmanos como monstros que se alimentam do sangue das crianças e da dor de suas famílias".


Texto Anterior: Estudiosos temem que nada mais seja tabu para grupos terroristas
Próximo Texto: Terror na Rússia: TVs russas "escondem" desfecho do seqüestro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.